segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Infertilidade

"A infertilidade é o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos orgãos reprodutores, dos gâmetas ou do concepto.
Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de um ano de vida sexual contínua sem métodos contraceptivos. Esta definição é válida para o casal com vida sexual plena de amor e prazer, e em que ambos não conhecem qualquer tipo de causa de infertilidade que os atinja. Também se considera infértil o casal que apresenta abortamentos de repetição (≥3, consecutivos).

A prevalência da infertilidade conjugal é de 15-20% na população em idade reprodutiva. A taxa de infertilidade masculina é similar à taxa de infertilidade feminina. Em média, 80% dos casos apresentam infertilidade nos dois membros do casal, sendo, geralmente, um mais grave do que o outro.
A infertilidade tem aumentado nos países industrializados devido ao adiamento da idade de concepção, à existência de múltiplos parceiros sexuais, aos hábitos sedentários e de consumo excessivo de gorduras, tabaco, álcool e drogas, bem como aos químicos utilizados nos produtos alimentares e aos libertados na atmosfera.

O casal com problemas de infertilidade deve consultar um especialista de Reprodução Medicamente Assistida (RMA)."

Este é uma tema tabu na nossa sociedade, na minha opinão, hoje em dia muito mais tabu que a homosexualidade.
É preciso entender as pessoas, e os casais que passam por esta doença. É necessário haver no casal uma procura num só caminho, sem culpas, sem remorsos.

A infertilidade é uma doença e deve ser encarada como tal....
Pode acontecer a qualquer mulher/homem, em qualquer idade, mesmo em mulheres que já tenham filhos.
Acontece....simplesmente....e sem tabus deveriamos falar sobre o assunto.

Felizmente hoje em dia existe muitos tratamentos, e cada vez mais é possivel conhecer a felicidade da maternidade.Os tratamentos são extremamente caros,e cada vez mais á condicionalismo por parte do estado. Recentemente o estado cortou varios tratamentos e limitou a idade de 40 anos para poder fazer tratamentos de infertidade!

Ridiculo, não?! Pois!! Quando se fala tanto na baixa taxa de natalidade, nos filhos unicos, o estado corta brutalmente nos tratamentos de fertidade.

Um dia de cada vez, por fé e esperança, sem medo do futuro....

Beijinhos a todos

1 comentário:

  1. Uma vergonha!
    Mais uma vez paga o que menos tem :o( quem tem muito e precisa de tratamentos vai lá fora!
    Tem tanta coisa errada neste país...e vai ficar pior!

    Beijokas e boa semana!!!

    ResponderEliminar