quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Espiritismo

" O Espiritismo é um conjunto de doutrinas espiritualistas que consideram o homem um espírito imortal que alterna experiências nos mundos material e espiritual, de acordo com a doutrina da reencarnação, com o objetivo de evoluir, tanto moral quanto intelectualmente, rumo a Deus. Considera também a comunicabilidade entre os vivos e os mortos, geralmente por meio de um médium, ou seja, de um mediador. A expressão também designa a doutrina e as práticas das pessoas que partilham dessa crença.

Segundo a visão espírita, os fenômenos mediúnicos são registrados em diversos lugares e épocas da História, desde a Antiguidade, sob diversas formas.


O espiritismo codificado por Allan Kardec, conhecido também como Doutrina Espírita,é a tradição espírita que tem origem nos trabalhos do pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que adotou o pseudônimo de Allan Kardec.

Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do Espiritismo, também denominado de Doutrina Espírita.
Tomou conhecimento do fenômeno da escrita mediúnica - ou psicografia, e assim passou a comunicar-se com os espíritos. Um desses espíritos, conhecido como um "espírito familiar", passa a orientar os seus trabalhos. Mais tarde, este espírito iria lhe informar que já o conhecia no tempo das Gálias, com o nome de Allan Kardec. Assim, Rivail passa a adotar este pseudônimo, sob o qual publicou as obras que sintetizam as leis da Doutrina Espírita.

Kardec passou os anos finais da sua vida dedicado à divulgação do Espiritismo entre os diversos simpatizantes, e defendê-lo dos opositores. Faleceu em Paris, a 31 de março de 1869, aos 64 anos (65 anos incompletos) de idade, em decorrência da ruptura de um aneurisma, quando trabalhava numa obra sobre as relações entre o Magnetismo e o Espiritismo, ao mesmo tempo em que se preparava para uma mudança de local de trabalho. "

Das suas obras, destaco: " O livro dos Espiritos".....para ( tentar) encontrar respostas a muitas perguntas....

Eu acredito.....

5 comentários:

  1. Que beeeeemmm! Eu acredito, porque encontrei aí a resposta para muitas perguntas que fiz ao longo de alguns anos. Vou seguir esta ciência até que Deus me conceda TEMPO.
    Xisinho grande e inté.
    Mamãe Natty

    ResponderEliminar
  2. Doutrina que, por via de muitos exibicionistas em nada ligados ao espiritismo, tem uma péssima conotação junto da opinião pública.
    E afinal é uma coisa tão simples que fala apenas da Vida...

    ResponderEliminar
  3. Eu acredito e quero mais respostas! :o)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita.


    Uma passadinha por aqui para lhe desejar feliz domingo e óptima semana.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar